quinta-feira, setembro 25, 2014

Folder Rio MAGÚ/PARNAÍBA‏


MANEJO INADEQUADO DA AGRICULTURA OCASIONA IMPACTOS AMBIENTAIS

Fonte: Miguel Alves. Descarte errado de embalagens de agrotóxico na bacia do rio Parnaíba

(Foto/Gil Oliveira). Assoreamento no rio Parnaíba


MANEJO INADEQUADO DA AGRICULTURA OCASIONA IMPACTOS AMBIENTAIS

Elaboração: Dalton Brito
Revisão: Zilene Noberto

Apoio:
Prefeitura Municipal de Água Doce – MA
Prefeitura Municipal de Santana – MA
Prefeitura Municipal de Araioses – MA
Introdução
Qualquer atividade humana exerce influência no Meio Ambiente. Portanto, a produção de alimentos é um dos maiores desafios do mundo moderno. A agricultura hoje produz alimentos para uma população estimada em 6,5 bilhões de pessoas em todo o planeta.
No entanto, a maneira errônea de conduzir a agricultura tem levado a impactos severos refletidos no ambiente, e são os mais diversos como: assoreamento, desmatamento, perda da biodiversidade, poluição atmosférica, poluição das águas, desertificação, destruição de mananciais, geração de resíduos.
Porém, a agricultura necessita de um manejo adequado para que esses efeitos sejam reduzidos ou mesmo eliminados: usar moderadamente agrotóxicos e inseticidas para que não haja contaminação dos mananciais e águas subterrâneas; não plantar as margens dos rios para que não haja destruição da mata ciliar e nem cause o assoreamento; não desviar o curso natural das águas de maneira desordenada, ou seja, irrigações clandestinas; fazer rotatividade de cultura para que não haja empobrecimento do solo.
Contudo, há uma série de leis que não são obedecidas e o maior prejuízo causado é ao meio ambiente e às gerações futuras que herdarão um ecossistema totalmente degradado.

O rio Magú
O rio Magú nasce na localidade Cabeceiras, município de Santana do Maranhão, e percorre uma extensão de 110 km aproximadamente, desde a nascente passando pelo município de Água Doce do Maranhão e desembocando no rio Santa Rosa, que é afluente do rio Parnaíba no Povoado João Peres, em Araioses – MA.



A bacia hidrográfica do rio Parnaíba e sua potencialidade
            A bacia do rio Parnaíba, com uma área de 344.112 km², é uma das bacias hidrográficas mais importantes do país. A mesma abrange três estados: Piauí, Ceará e Maranhão. A bacia apresenta excelentes potenciais produtivos. A precipitação anual, de 1060mm, aliada a uma topografia plana e solos profundos, permite que mais de 70% de seus territórios seja agricultável, produzindo desde oleaginosa como soja, até a cana de açúcar e o eucalipto.

Vulnerabilidade da Bacia
            Apesar das boas potencialidades da bacia do rio Parnaíba, ela apresenta importantes vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais. A população da bacia, de aproximadamente 4 milhões de habitantes, tem um IDH médio de 0,600, bem abaixo da média nacional (0,800). Os indicadores de educação e saúde também estão entre os mais baixos do País.
            Outra importante vulnerabilidade da bacia do rio Parnaíba é a ambiental. Como grande parte da bacia apresenta clima semiárido e vegetação caducifólia, os solos são freqüentemente expostos às intempéries, sofrendo importantes processos de erosão e desertificação. Os milhões de toneladas de sedimentos resultantes da erosão dessas áreas vulneráveis são paulatinamente levados para seus afluentes, contribuindo para o assoreamento e degradação da qualidade da água e ao conjunto das espécies de peixes da bacia.
            Não é apenas o clima inicialmente que determina a degradação dos solos e dos recursos hídricos. Ela é resultante de um ciclo vicioso de agricultura rudimentar, de baixa produtividade, onde a queima e outras práticas agrícolas inadequadas são os principais ingredientes.


Nenhum comentário:

Prefeitura de Santana do Maranhão realiza instalação de duas bombas d’água novas em poços artesianos nos povoados Canto Sujo e Cabeceira do Magu

O trabalho foi realizado nas comunidades pela equipe da Prefeitura nesta quarta (03) A equipe técnica da  prefeitura de Santana do Maranhão,...